Cidades

Presença de ministra atrasa para domingo inauguração de ETE Bonsucesso

Estação de Tratamento estava prevista para ser entregue nas festividades de aniversário de Guarulhos

Devido à presença da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a entrega da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Bonsucesso, prevista para ser inaugurada no aniversário dos 451 anos de Guarulhos, foi adiada para às 11h do último domingo.

Em agosto, a ministra já havia visitado várias obras na cidade, dentre delas a ETE Bonsucesso, que na época funcionava em fase de pré-operação. Na ocasião Miriam conversou com os engenheiros da obra e ficou bastante satisfeita com o andamento dos serviços no local. "Essa é uma das obras emblemáticas do PAC em nosso país", destacou.

O novo sistema tem capacidade para tratar 20% do esgoto coletado, beneficiando, aproximadamente, 260 mil moradores. Com essa nova ETE e a do São João, inaugurada em setembro do ano passado, Guarulhos passa a tratar 35% dos esgotos gerados na cidade. Isso significa um atendimento a 455 mil moradores.

De acordo com o Plano Diretor do Sistema de Esgotamento Sanitário (PDSE) do Município, Guarulhos construirá, ainda, a ETE Várzea do Palácio, que deverá entrar em operação até o fim de 2012. A cidade executa também obras para tratar os esgotos coletados nas regiões Cumbica e Pimentas na ETE São Miguel, pertencente ao Sistema Metropolitano.

Com a conclusão desses dois sistemas (Várzea do Palácio e Cumbica/ Pimentas), a capacidade de tratamento será de aproximadamente 70%. O Saae (Sistema Autônomo de Água e Esgoto) está concluindo os estudos que indicarão as alternativas para que se atinja a universalização dos serviços em Guarulhos.

Em termos de investimentos, desde janeiro de 2008 até o momento, foram destinados R$ 318 milhões, para diversos serviços realizados no município, como ETEs, redes coletoras, coletores-tronco, interceptor, estações elevatórias de esgotos e linhas de recalque. O montante é proveniente de recursos próprios além de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

Posso ajudar?