Os ônibus intermunicipais de Guarulhos que se utilizam do bilhete metropolitano BOM da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) deve ter o sistema integrado com trens e metrô até meados do próximo ano.
Com a novidade que futuramente será implantada nas 34 estações do Metrô, os gualhurenses que se usam esse tipo de modalidade de transporte público serão beneficiados com ônibus que partem da cidade para estações do Metrô na Capital, principalmente na estações localizadas próximo ao limite da cidade, como as da Penha, na Zona Leste e Tucuruvi, Zona Norte, ou mesmo com destino à estação intermodal do Brás, também na capital paulista.
No entanto, mesmo o passageiro podendo pagar a passagem com o cartão BOM, em uso por mais de 600 linhas de ônibus metropolitanos o mesmo não poderá fazer baldeação gratuita e nem terá desconto quando passar pelo validador por enquanto. Existe a possibilidade que isso venha acontecer, no entanto, para isso, é necessário definir como será feito o subsidio por parte do governo do Estado e cidades que compõem a região metropolitana que se utilizam do cartão.
Inicialmente restrito à estação Palmeiras-Barra Funda, para efeito de ajustes finais, o novo sistema visa atender antiga reivindicação dos usuários, permitindo que a mesma forma de pagamento utilizada nos ônibus metropolitanos (gerenciados pela EMTU/SP) possa valer também no Metrô e nos trens da CPTM..
A operação terá início hoje com a presença do governador Geraldo Alckmin, terá início na estação na estação da Zona Oeste da Capital. O evento "BOM nos Trilhos" terá início às 11h, com a participação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e dos secretários de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e de Desenvolvimento Metropolitano, Édson Aparecido. Também estarão presentes os diretores-presidentes das empresas EMTU/SP, CPTM e Metrô, respectivamente, Joaquim Lopes, Mário Bandeira e Sérgio Avelleda.