Uma obra particular na rua José Antônio Zeraibe abalou a estrutura de uma residência situada na rua Orlando Biagi Angu, onde parte da construção lateral da casa acabou desabando na madrugada desta segunda-feira, na região do Bom Clima. Ao todo, três famílias residiam na moradia que desmoronou.
O morador e bancário, Wesley Rodrigues Vilela, 34 anos, relata que de uma hora para outra a obra ao lado da casa o deixou em condições de sem teto. "Estou procurando um novo lugar para morar com a minha família sem o apoio de ninguém, porque a casa inteira está condenada a ruir."
Vilela comenta que há mais de um mês a Prefeitura de Guarulhos está ciente sobre o risco que a casa apresentava de desmoronar. "Um funcionário da Prefeitura fez uma avaliação na minha residência e comentou que era normal a presença de rachaduras na estrutura da casa".
De acordo com a Defesa Civil de Guarulhos, há três meses um engenheiro fez uma vistoria no local, mas na ocasião a obra não apresentava risco que acarretasse no desabamento da casa.
"Depois da chuva da última quinta-feira, a Defesa Civil foi acionada. Na sexta-feira, o engenheiro constatou o risco iminente da casa desmoronar, porque a escavação da obra apresentava uma profundidade de risco para sustentação da construção ao lado", comenta o diretor da Defesa Civil, Paulo Victor Novaes.
A equipe de reportagem não conseguiu entrar em contato com o proprietário do terreno, Valdemar Gatermaya. No entanto a Defesa Civil confirmou que a obra estava em situação regular.