Cidades

Falta de limpeza em córregos e bueiros prejudica escoamento das águas da chuva

Proguaru garante que vem fazendo os serviços conforme demanda da Defesa Civil

A falta de limpeza de córregos, bueiros, vias e terrenos públicos prejudica o escoamento das águas da chuva, que provocam alagamentos nas ruas e dentro das residências situadas ao redor dos locais que mantêm o acúmulo de lixo. Além de impedir a passagem da água, depois que a chuva passa a sujeira se espalha pela cidade.

A atitude de descartar lixo e entulho em locais proibidos é considerada como falta de respeito com o próximo, segundo o motorista Antônio Gonçalves de Menezes, 58 anos, que precisa conviver diariamente com os detritos. "É a própria população do bairro que atira tudo quanto é tipo de sujeira ao longo da calçada e do córrego. Passa dias e a rua fica cada vez mais imunda, porque a Prefeitura demora para realizar uma limpeza". Para Menezes é um absurdo andar entre o lixo acumulado da rua do Araújo, no Santa Emília.

A Proguaru informa que a empresa vem atendendo a limpeza dos córregos da cidade conforme demanda apresentada pela Defesa Civil. O serviço, que consiste na limpeza manual, estende-se a todos os córregos existentes, atendendo a um cronograma de emergências para esta época de chuvas.

A Defesa Civil de Guarulhos confirma que todo ano é elaborado o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), em que os técnicos da Prefeitura percorrem a cidade vistoriando os locais de recorrências e indicam as ações necessárias para o enfrentamento do verão.

Quanto à rotina da limpeza na cidade para amenizar os estragos da chuva, a Proguaru declara que existe uma programação da empresa para atender a limpeza de todos os córregos, ruas, becos, avenidas e terrenos públicos.

Segundo a Defesa Civil, são feitos monitoramentos periódicos às regiões com risco de alagamentos com equipes para atender às ocorrências e demandas. Além da limpeza diária e permanente dos bueiros, realizada por equipes da Proguaru.

Posso ajudar?