Ele deve ser pago junto com a cota única ou a terceira parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), de acordo com a tabela de vencimento específica da Secretaria Estadual da Fazenda de São Paulo.
Neste ano, a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório, custará R$ 62,70. Os interessados em obter o licenciamento eletrônico deverão pagar mais R$ 11,00 pela taxa de envio pelos Correios. Para efetuar o licenciamento eletrônico, basta dirigir-se a qualquer agência dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, BMB, HSBC, Safra e Citibank) e fornecer o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) ou apresentar o CRLV do exercício 2011. O pagamento também pode ser realizado pela Internet, por meio dos sites dos bancos, e nos terminais de auto-atendimento.
Vale ressaltar que para qualquer opção de pagamento escolhida é necessário quitar possíveis débitos de multas, IPVA e seguro obrigatório. Além disso, o veículo não pode possuir mais de 15 multas, independente da gravidade das infrações ou dos órgãos que aplicaram as multas. Quem não optar pelo licenciamento eletrônico antecipado deverá seguir o calendário anual, de acordo com o final da placa do veículo. (R.I.)