Parte do lixo acumulado da favela Hatsuta foi despejado no canteiro central da avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, na região do Cecap. Desde o último fim de semana, entulhos e móveis abandonados, como sofás e cadeiras, avançam para o lado oposto da via.
Em entrevista dada ao HOJE, o líder comunitário e presidente da Associação dos Moradores da Comunidade Hatsuta, Gilvan Laércio da Silva, já havia declarado que as famílias que contribuem para o lixo acumulado, que invade parte da pista da avenida, são uma exceção da comunidade. "Os resíduos da reciclagem prejudicam os motoristas, mas a própria Prefeitura deveria fazer a fiscalização para desobstruir a via".
A Prefeitura informa que realiza periodicamente a limpeza e varrição na avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves. A limpeza da via e a remoção de móveis usados, depositados no local de forma irregular, são feitas pelo Departamento de Limpeza Urbana em conjunto com a Proguaru.
No entanto, mesmo após o trabalho ser realizado a comunidade volta a depositar entulho e lixo no local. O governo municipal busca soluções para resolver o problema, que é bastante complexo, pois envolve moradias e meio ambiente, entre outros fatores. Com relação ao acúmulo de resíduos, a Secretaria de Serviços Públicos informa que realizará limpeza do local ainda nesta semana.