O abandono de quatro terrenos particulares na rua Guaíra, na região do Macedo, favorece o consumo de drogas em plena luz do dia. Além disso, parte do muro de um dos terrenos está prestes a desmoronar na calçada, que quase não oferece condições de passagem para os pedestres.
Como vizinho de frente dos terrenos abandonados, Sérgio Aramis Canezin, 54 anos, comenta que a paz da rua acabou há mais de dois anos, quando o local começou a ser frequentado por usuários de drogas e por outras pessoas que utilizam o espaço para atividades sexuais.
Canezin relata que procurou a Prefeitura de Guarulhos para solicitar providências sobre o problema provocado pelo descaso dos proprietários dos terrenos, no entanto nada foi resolvido até o momento. "Fui informado apenas de que fiscais viriam até a rua para verificar as denúncias".
A proprietária de um edifício em frente aos terrenos, Adelaide Camizotti Salles, 83, reclama que a calçada da residência onde mora virou um banheiro público. "Além do perigo que vivemos por causa da insegurança, ainda somos obrigados a conviver com o fedor das necessidades fisiológicas de quem frequenta os terrenos".
Para Adelaide, os proprietários deveriam tomar providências urgentes. "Existe uma escola para crianças especiais quase em frente os terrenos e nenhuma autoridade toma uma atitude. Os donos precisam construir muros para acabar com o problema".
Os moradores da rua Guaíra comentam que raramente aparece policiamento para expulsar as pessoas que utilizam o espaço abandonado. "Quando a viatura aparece, os usuários de drogas vão embora, mas logo depois retornam", afirma Canezin.
A Prefeitura informa que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SDU) abriu processo administrativo contra os proprietários, pois eles já foram notificados, por falta de conservação do terreno, e não responderam.