As fortes chuvas que se precipitaram sobre Guarulhos na tarde desta terça-feira fizeram com que a Defesa Civil do Município intensificasse o monitoramento de 54 pontos de risco espalhados por toda a cidade. A região mais castigada pela chuva foi a da Água Chata que registrou vários pontos de alagamentos. De acordo com a Prefeitura, para que as ações tenham um melhor resultado foi criado o Núcleo de Defesa Civil (Nudec), que escolhe líderes das regiões monitoradas para que fiquem responsáveis por observar indicadores de aumento de risco.
Entre os indicadores que podem prevenir desastres, como desmoronamento e enchentes, estão o monitoramento de pluviômetros, aumento de trincas em residências e declínio de postes. Estes são apenas alguns exemplos de indicadores utilizados pelo Nudec. Além disso, os representantes são treinados para que possam agir até que a Defesa Civil ou o Bombeiros cheguem ao local. Caso riscos sejam notado, o Nudec aciona os órgãos competentes.
O trabalho da Defesa Civil é identificar locais de risco, monitorá-los, fiscalizá-los e encaminhar para as secretarias responsáveis as demandas consideradas relevantes. Entre as atividades mais difíceis as operações de socorro e atendimentos emergenciais.