Cidades

Programa da prefeitura recolhe 1,76 mil toneladas em 2011

Trabalho é organizado pela Secretaria de Serviços Públicos

O Programa Coleta Seletiva Solidária, desenvolvido pela Secretaria de Serviços Públicos, recolheu cerca de 1,76 mil toneladas de resíduos recicláveis secos no ano passado. Em 2010, o número ficou em torno de 1,4 mil toneladas.

O projeto busca reduzir a geração de resíduos e a utilização para reciclagem e reinserção no processo produtivo. Também visa a inclusão social de catadores, com geração de trabalho e renda e a melhoria do meio ambiente e da saúde.

Materiais como plásticos, vidros, papéis e metaissão destinados à Coop-Reciclável para comercialização posterior; os detritos da construção civil são levados a usina da Proguaru onde são utilizados em pré-moldados, meio fio, blocos de concreto e calçadas. Materiais de cerâmica e argamassa são aproveitados para a conservação e pavimentação de vias urbanas e tapa-valas.

O programa teve início em 2005 e conta com mais quatro projetos municipais. O "Nossa Secretaria Recicla" queenvolveu 15 secretarias, três coordenadorias e duas autarquias, em 71 locais, que contribuíram com mais de 139 toneladas. O "Nossa Escola Recicla", que conta com a participação de 114 unidades de ensino municipais, soma 81.200 alunos e recolheu mais de 265 toneladas, em 2011.

Já o "Porta a Porta" atingiu 409 toneladas em 15 mil domicílios. Por último estão os PEVs, responsáveis por 218 toneladas, além de outros parceiros que colaboraram com mais 727 toneladas.

Posso ajudar?