Desde o lançamento, em maio de 2009, até o momento Guarulhos já conta com mais de 13 mil unidades habitacionais contratadas junto ao programa Minha Casa, Minha Vida – investimentos que representam cerca de R$ 952 milhões. O valor é o dobro do que foi contratado em Campinas, que atualmente conta com 7.540 unidades.
As moradias estão distribuídas nos conjuntos habitacionais Água Chata (200), Parque Estela (218), Esplanada (500), Pimentas I (580), Pimentas II (420) e Lavras (1.460). A previsão é que alguns desses empreendimentos sejam entregues nos próximos meses – como é o caso dos apartamentos do Pimentas I e II e do Esplanada que deverão ser finalizados até março deste ano.
Desse total, 3.378 unidades são de interesse social, isto é, destinadas a famílias que tenham renda de zero a três salários mínimos e contam com 42m², dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Os conjuntos dispõem de vagas de estacionamento coletivo e área de lazer com playground. Alguns dos empreendimentos contam também com salão de festas comunitário e churrasqueira.
As moradias de interesse social do programa são destinadas às famílias cadastradas com renda mensal bruta de até R$ 1.600,00. A seleção para o Minha Casa, Minha Vida é feita conforme parâmetros determinados pela Caixa Econômica Federal. O programa prioriza famílias que estão em áreas de risco e mulheres chefes de família. Cerca de 3% das unidades habitacionais são adaptadas a deficientes físicos.
O cadastramento para famílias que ganham de zero a três salários mínimos pode ser feito pelo site da Prefeitura ou direto na secretaria de Habitação (av. Otávio Braga de Mesquita, 1.191 – Vila Fátima). Quem ganha mais de três salários deve procurar as construtoras.