As escolas estaduais, a partir deste ano, passarão a contar com novos agentes escolares. O governador Geraldo Alckmin autorizou a contratação temporária de 14.808 agentes de organização escolar (AOE) e de 5.550 agentes de serviços escolares (ASE), que atuarão nas escolas estaduais em todo o Estado. Em Guarulhos são 173 unidades de ensino que poderão receber o benefício.
A contratação atenderá a demanda existente após a construção de novas unidades escolares e a ampliação das já existentes e poderá ser feita pelo prazo máximo de 12 meses.
Os agentes de organização escolar são responsáveis por dar suporte as ações da secretaria e atender à comunidade da escola. Além disso, devem zelar pelo bem-estar dos alunos e pela estrutura física da unidade; orientar os estudantes quanto às normas de conduta previstas no regimento escolar; controlar a movimentação dos estudantes nas dependências da escola e imediações; auxiliar na manutenção da disciplina geral. A jornada de trabalho do AOE é de 40 horas semanais e o salário é de R$ 800,00.
Já aos agentes de serviços escolares temporários competem tarefas relacionadas à limpeza, manutenção e conservação da escola, assim como o controle e preparo da merenda escolar. Os profissionais serão contratados para suprir a demanda atual, com jornada de trabalho de 40 horas semanais e remuneração mensal de R$ 665,00.