Cidades

Consórcio vencedor pode decidir pela retomada do projeto da terceira pista

Obra foi descartada em 2007 mas pode ser retomada caso haja viabilidade econômica

Descartada pelo Governo Federal em 2007, o projeto para a construção da terceira pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos pode ser retomado com o processo de privatização, caso o consórcio vencedor do leilão entenda que ela possa ser viável economicamente. O maior entrave, segundo o HOJE apurou, é o alto número de desapropriações no entorno do Aeroporto, por volta de 5 mil famílias

Segundo o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Valle, não existe uma decisão final do governo de que a obra não seja realizada, mas ele ressalta que o projeto não faz parte do processo de concessão. "Nada impede que a concessionária queira realizar a construção, mas a comunidade deve participar, uma vez em que o projeto exige uma grande desapropriação", ressaltou.

A desapropriação em questão refere-se a uma área do Jardim Novo Portugal. Há cerca de 40 anos, o local abriga aproximadamente cinco mil famílias. No final de 2011, o Governo Federal confirmou a retirada de 348 imóveis até o dia 30 de novembro deste ano. No entanto, o prefeito Sebastião Almeida garantiu que a remoção das famílias não poderá ser feita antes que a Infraero ofereça outra opção de moradia.

"Não se pode simplesmente retirar os moradores de lá sem oferecer outra opção de moradia digna", diz ele. Almeida defende ainda que a estatal ofereça um valor cabível para os imóveis, tanto para os moradores que se mudarem para outros locais quanto para os que optarem por programas habitacionais municipais.

Construção é discutida desde a década de 80

A construção da terceira pista foi planejada desde os anos 80, mas nunca saiu do papel e também não consta nos projetos de expansão, que deverão obrigatoriamente, serem concluídos até a Copa do Mundo, em 2014. Segundo a Infraero, as próximas ações serão as obras de terraplanagem do Terminal 3, previstas para em setembro, e o projeto básico para a construção do mesmo terminal, em abril.

Já os investimentos da Invepar, que somam R$ 1,38 bilhão, serão de ampliação e revitalização do sistema de pista e pátio, construção de pistas de táxi e de saída rápida, implantação da segunda fase do Terminal 4 e a construção do Terminal 3.

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