Os moradores do Jardim Santa Lídia têm encontrado diversos problemas em virtude de um terreno abandonado, nas proximidades do Aeroporto Internacional de Guarulhos. A área virou depósito de lixo e entulho, além de propiciar a proliferação de ratos e outros animais, gerando diversos transtornos à comunidade.
"É muito arriscado passar aqui durante a noite. O lugar é abandonado e muitas pessoas já foram assaltadas, além de convivermos com ratos e com todo o lixo que é depositado aqui", afirmou Edite Santos, moradora do local.
A área, abandonada desde 2008, abrigaria um centro de convenções, nomeado de Feira Brasil, que tinha como principal objetivo ser um complexo de empreendimentos integrados voltado ao turismo de negócios, indústria de eventos, além de atividades esportivas e culturais.
O complexo contaria com áreas de exposição e de apoio, pavilhões, arena multiuso, prédios de escritórios, shopping center, hotéis, além de espaços para entretenimento e alimentação – somando um total de 510 mil metros quadrados de área construída. A obra seria finalizada até dezembro de 2006, sendo inaugurado em março de 2007.
O projeto seria uma parceria entre a Prefeitura, Infraero e um conjunto de empresas ligado a atividades relacionadas com feiras e exposições, além da companhia italiana Fiera Milano – especializada na promoção e gestão de feiras e congressos na Itália.
Má conservação do local provoca acidentes de trânsito
Para Pedro Gomes, presidente da Associação de Moradores do bairro, a situação se tornou insustentável, principalmente pelo tempo em que o terreno já está abandonado e a ausência de providências das partes competentes.
"A cada dia que passa a situação no local está mais complicada. Além dos assaltos, há o consumo de drogas, tentativas de estupro e os constantes acidentes, uma vez em que a calçada está tomada por mato e entulho e o ponto de ônibus já se desfez em meio a esta bagunça", reforçou Gomes que ressaltou que somente no primeiro mês do ano quatro pessoas ficaram envolvidas em acidentes.