Para economizar os recursos naturais de Guarulhos e combater o aquecimento global, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente investe em práticas sustentáveis, como o Programa Ilhas Verdes (PIV), Serraria Ecológica e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) Verde. Além disso, a Pasta mantém sete unidades de Centro de Educação Ambiental (CEA), que também estão ligados à questão de sustentabilidade.
O PIV tem como objetivo preservar 555 espécies que habitam áreas verdes, que vão do parque ecológico até o norte da cidade e combater as ilhas de calor. Desta forma, já foram realizadas o plantio de diversas espécies de árvores nativas em sistema de mutirão com a comunidade, que através dos plantios coletivos passa a ter uma relação mais próxima com a natureza e a sua preservação.
Outra ação sustentável é a Serraria Ecológica, que recebe todo o material de poda e remoção de árvores da cidade. O material proporciona toda a madeira utilizada pela Prefeitura, que executa móveis artesanais utilizados nos estabelecimentos próprios da municipalidade. Parte deste material também é incorporada no paisagismo do município, reduzindo drasticamente o volume destes resíduos, que anteriormente eram descartados em aterros sanitários.
IPTU verde incentiva programas ecológicos
O IPTU Verde, em lei aprovada no ano passado, autoriza os descontos de até 20% no valor anual do imposto territorial, no caso do munícipe utilizar as tecnologias verdes, como o coletor solar, o gerador eólico, a captação de águas de chuva, o biodigestor e ainda reservar áreas permeáveis e preservar árvores nas calçadas.
A ideia é implantar Centros de Referência em Sustentabilidade Urbana nos atuais Centros de Educação Ambiental, como forma de demonstrar e orientar a população que pretende utilizar o benefício do IPTU Verde. Esse trabalho foi iniciado no CEA Virginia Ranali, no Bosque Maia, com a implantação de um coletor solar em parceria com o Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Obras.