Os vestiários do parque José de Alencar, situado na rua Catulo da Paixão Cearense, no Jardim América, estão em péssimas condições. As portas estão arrombadas, faltam sanitários e não há ligação de energia elétrica e de água. Sem contar o cheiro insuportável de urina. Além do problema de infraestrutura, o abandono do vestiário proporciona atos de vandalismo, uso de drogas e prostituição no período da noite, porque o parque fica aberto 24 horas por dia.
Como representante da ONG Mar de Fontes do Jardim América, Waldir Campos, 60 anos, considera um absurdo o descaso das autoridades competentes. "Utilizamos o espaço para treinar futebol com garotos menores de 15 anos. Trabalhamos com cerca de 100 meninos de quarta e sexta-feira sem ter as condições básicas de um vestiário. Não tem nem bebedouro para matar a sede depois do treino".
Outro integrante da ONG, Cesar Messias, comenta que seria necessária a presença de guardas para manter os vestiários bem conservados. "Não existe segurança no parque, e à noite, como não é fechado, qualquer um pode entrar e fazer o que quiser. Por isso a estrutura está neste estado precário".
O comando da Guarda Civil Municipal informa que a área é monitorada por rondas e sempre que há disponibilidade de efetivo, é mantida uma equipe fixa com viatura no local.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que serão feitas benfeitorias no local e tem ciência das necessidades do parque José de Alencar. A reforma do local será incluída na programação da Pasta.
Do mesmo modo, a Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer também está ciente da situação e informa que está aguardando a chegada do material necessário para início de nova reforma no local. A Pasta ressalta que em 2011, o parque passou por duas reformas completas – a primeira no começo do ano e a segunda no mês de julho – que, assim como agora, foram necessárias para recuperar o equipamento depredado.
Ou seja, a próxima intervenção que deverá começar em breve, será a terceira reforma realizada no local em menos de dois anos. Nenhuma das Secretarias citadas acima, se responsabilizou sobre o horário de funcionamento do parque José de Alencar.