Cidades

Celestino contestará na Justiça decisão que tirou título da Escola de Samba do Cecap

Vereador questiona a Liga das Escolas de Samba de Guarulhos que deu vitória a Imperatriz

O vereador Geraldo Celestino (PSDB), residente na região do Parque Cecap, colocará sua equipe de assessoria jurídica à disposição da Escola de Samba Parque Cecap, que foi punida com a perda do título do Carnaval 2012. O fato ocorreu no início desta semana, depois que a Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarulhos (Liesg) modificou o resultado do campeonato, declarando que a Escola de Samba Parque Cecap não é mais a campeã, e que o título de melhor escola guarulhense é da Imperatriz do Morro.

"A partir do momento que é definida a campeã do Carnaval de Guarulhos, a Liga não pode mudar o resultado da apuração. A Escola de Samba Parque Cecap não pode ser julgada duas vezes pelo mesmo erro. Assim que a agremiação for notificada sobre a perda do título, entraremos com uma ação na Justiça para contestar a decisão da Liesg", comenta o vereador.

A Liga informa que a Escola de Samba Parque Cecap será notificada nos próximos dias, mediante registro da ata da reunião extraordinária, realizada no último domingo, em que todas as agremiações estiveram presentes.

Segundo a Liesg, a Escola de Samba Unidos do Paraventi entrou com recurso pedindo a revisão de comparação da fantasia do casal de mestre sala e porta bandeira com a fantasia da ala das baianas da Escola de Samba Parque Cecap.

Recurso da Unidos do Paraventi determinou virada de mesa

Em recurso, a Escola de Samba Unidos do Paraventi afirmou, por meio de fotos, que a Escola de Samba Parque Cecap havia usado a saia da ala das baianas no casal de mestre sala e porta bandeira.

A Liesg confirmou que analisou o fato e decidiu punir em um ponto a Escola de Samba Parque Cecap no dia da apuração, o que de fato ocorreu. No entanto, a Liga admitiu que após declarar a Parque Cecap como campeã, analisou calmamente o regulamento e interpretando com coerência o artigo 15 e seus incisos IV e VII, que versam sobre desclassificação e rebaixamento, decidiu que a Escola de Samba Parque Cecap está desclassificada do concurso, com a consequente perda do título, consagrando-se, assim, campeã a Escola de Samba Imperatriz do Morro.

Posso ajudar?