Cidades

Problemas na tubulação de córrego provocam inundações na Vila Rica

Moradores dizem que problema começou após dois canos serem inutilizados

Basta chover mais de uma hora para o córrego entre a rua Felicidade Batista Cardoso e a rua Ivan Edmundo Scarameli, também conhecida como estrada do Bananal, na Vila Rica, começar a transbordar. Segundo os moradores, a instalação da rede de água inutilizou dois canos, deste modo a água só pode escoar através da única tubulação que restou.

O aposentado Ildebrando Pólvora, 65 anos, reside na rua Luis Mori, a um quarteirão de distância do córrego, e considera um absurdo pagar R$ 1.190,00 de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e sempre que chove ter água inundando o corredor da casa, onde mora. "Há mais de cinco anos o córrego transborda e ninguém faz nada, mas do imposto a Prefeitura não se esquece de cobrar."

Pólvora relata que a vazão da água ficou prejudicada depois que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos instalou a rede de água e interditaram duas das três tubulações. "Sem escoamento, a água transborda a uma distância de até 150 metros do córrego", afirma o aposentado.

O Saae de Guarulhos informa que não é responsável pelas ações em córrego e que a rede de abastecimento de água do local informado é antiga, ou seja, não foi implantada há cerca de cinco anos. Outra informação importante é que rede de água implantada pelo Saae é para distribuição de água potável, ou seja, não tem qualquer relação com transbordamentos de córregos. Mesmo assim, hoje, será feita uma vistoria, para avaliação da situação informada.

Posso ajudar?