Um terreno da Prefeitura está abandonado entre a rua Lagedão e a rua Ribeirão Preto, no Cidade Soberana. A área virou um depósito de lixo e de entulhos. Com o descaso da limpeza urbana, a população descarta no terreno animais mortos, móveis velhos, restos de materiais de construção e muito lixo, que favorecem a procriação de ratos e insetos.
A comerciante Telma Rodrigues, 45 anos, relata que há cerca de três anos, depois da implantação do asfalto, a área começou a ficar suja, porque a empreiteira responsável pela camada asfáltica jogava toda a terra retirada da rua no terreno. "Depois que colocaram o asfalto, o terreno ficou abandonado, cheio de lixo, que atrai ratos e baratas. Isso é ruim para a vizinhança e para o meu comércio, pois trabalho com alimentos".
Há 18 anos morando no bairro, o motorista Antônio Eustáquio, 40, comenta que antes do abandono, as crianças brincavam no espaço, mas agora não existe mais área de lazer na região. "Os meninos jogavam bola no local, mas depois que aterraram o terreno só existe mato alto, entulhos e ratos".
A Proguaru – Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos – informa que agendou para hoje uma vistoria nas ruas Lagedão e Ribeirão Preto. A empresa informa ainda que periodicamente é realizada limpeza no local, no entanto não há colaboração da população quanto à manutenção do local. Após a limpeza grandes quantidades de lixo e entulho são novamente depositados no local.
A Prefeitura esclarece que, devido à construção de um reservatório de controle de cheias (piscinão) na região do Cidade Soberana, várias vias do bairro serão beneficiadas com inúmeras melhorias, entre elas as referidas ruas. O projeto inclui a revitalização do córrego e implantação de espaços de convivência e lazer.