Problemas com instituições financeiras, administradores de cartões de crédito, planos de saúde e serviços de telefonia móvel e fixa estão no topo do ranking de reclamações da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Guarulhos – no entanto a instituição não pode fornecer os números referentes às demandas.
Segundo o diretor do Procon, Jorge Wilson, mesmo com o grande volume de reclamações ainda falta a conscientização da população em buscar as melhorias. "É necessário que o consumidor entenda que deve exigir os seus direitos, independente de qual seja o problema. Muitas vezes as pessoas acham que o infortúnio que elas estão enfrentando é pequeno e pode ser deixado de lado, contudo o que é suportável para uns é um grande problema para outros", afirmou Wilson.
O Dia Internacional do Consumidor, comemorado hoje, marca várias conquistas para a população, como a portabilidade dos planos de saúde, por exemplo. Outras ações também refletem o trabalho desenvolvido pelo órgão em todo o estado, como a decisão do Procon de São Paulo em suspender pelos próximos três dias as atividades dos sites de e-commerce Americanas.com, Submarino e Shoptime.
De acordo com estudo da MITI Inteligência, as três lojas virtuais estão entre as empresas mais reclamadas na internet. Além disso, o estudo avaliou empresas reclamadas de todos os setores de mercado e constatou que, em 2011, os serviços de telefonia, e-commerce e TV por assinatura se mantiveram entre os segmentos mais reclamados, assim como em 2010, mas o destaque fica por conta dos sites de compras coletivas, que entraram nesse ranking de insatisfação dos usuários.
O Dia Internacional dos Direitos do Consumidor surgiu em 1983 como uma homenagem à declaração sobre a defesa dos interesses dos consumidores do ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, feita ao Congresso Americano em 15 de março de 1962.
Instituições realizam atividades para comemorar dia do consumidor
Como parte das comemorações da data, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) presenteará os consumidores que forem aos supermercados e adquirirem pelo menos cinco itens, com uma sacola reutilizável. A ação foi determinada pelo TAC – Termo de Ajustamento de Conduta assinado em 3 de fevereiro pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, Procon-SP e APAS e faz parte das várias ações de conscientização dos consumidores que os supermercados se comprometeram em realizar até 3 de abril.
Além disso, o calçadão da Dom Pedro receberá duas ações importantes para comemorar a data. A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), com o apoio do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE-Guarulhos), realizará a partir das 10h, o Feirão do Imposto. O evento tem por objetivo principal informar, de forma transparente, a população acerca da alta carga de impostos pagos sobre todos os serviços e bens de consumo.
Já o Procon Itinerante retomará suas atividades oferecendo assessoria aos consumidores, que poderão tirar dúvidas e fazer reclamações relativas aos seus direitos.