Cidades

Bilhete Único proporciona mais de R$ 62 milhões em economia acumulada

Secretário de Trânsito divulgou os números durante visita à ACE na segunda-feira

Desde sua implantação em janeiro do ano passado, o Bilhete Único foi responsável por uma economia acumulada aos usuários do transporte público de R$ 62.292.252, 05 em pouco mais de um ano. Os números foram revelados pelo secretário de transporte e trânsito, Atílio Pereira, em visita a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) na última segunda-feira, dia 19. Conforme Atílio, a economia gerada pelo Bilhete Único favoreceu outros setores da economia na cidade. "O usuário do transporte de Guarulhos pode deixar de colocar esse valor em passagens e aplica-lo em outras necessidades. Com a economia gerada pelo Bilhete Único aos cidadãos, eles puderam gasta-lo no comércio da cidade, em passeios. Isso nos deixa muito satisfeitos", disse o secretário.

A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), questionada pelo HOJE, informou que o valor anunciado pelo secretário é resultado do produto do volume de passageiros integrados pela tarifa vigente. Admite-se este cálculo, pois sem o Bilhete Único o usuário que integra pagaria a tarifa na sua viagem de complemento, gastando mais com transporte. Um ano e dois meses após entrar em circulação, mais de 152 milhões de viagens foram feitas utilizando o bilhete. Em números exatos informados pela STT, 152.643.401 viagens foram feitas desde o dia 8 de janeiro de 2011.

O HOJE questionou também se o valor da economia acumulada estaria sendo subsidiado pela Prefeitura de Guarulhos às empresas da cidade. Em resposta, a STT informou que não pode afirmar que as empresas ou operadores autônomos deixaram de receber este montante, pois antes do Bilhete Único muitas pessoas realizavam parte de seu trajeto a pé, dado o alto custo que tinham para usar o transporte, e que o valor não foi subsidiado totalmente.

Posso ajudar?