Na data em que se celebra o "Dia Mundial da Água" os números de Guarulhos não oferecem motivos para comemorações. Segundo estudos do Plano Diretor do Sistema de Abastecimento de Água (PSDA), divulgado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), os guarulhenses têm consumido, em média, 180 litros de água por dia. O número é 30 litros superior a média estipulada nacionalmente de 150 litros habitante/dia, de acordo com a pesquisa divulgada pelo Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (Snis), do Ministério das Cidades.
O consumo excessivo e o desperdício estão entre os maiores problemas enfrentados pelo Saae. Segundo a autarquia, a escassez de água é agravada pelo fato de o município estar localizado numa região de cabeceiras, onde os cursos dágua apresentam baixas vazões, e por registrar crescimento populacional acima da média dos municípios da região metropolitana.
Nos últimos cinco anos, houve um grande crescimento do consumo do líquido. Em 2006, a cidade gastava 3.843 litros por segundo, número que subiu para 4.101 l/s em 2010 e 4.972 l/s no ano passado.
Devido ao déficit, a autarquia compra por atacado da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) cerca de 87% da água que distribui. A cidade produz os outros 13% de água por meio das Estações de Tratamento de Água (ETAs) Cabuçu (6%) e Tanque Grande (3%) e de 28 poços profundos (4%).
Contudo, o consumo mensal da cidade é de cerca de 6 milhões de metros cúbicos, alcançando 72 milhões de metros cúbicos por ano.
Saae investe em trabalho de conscientização
Para tentar reverter essa situação o Saae tem investido em campanhas permanentes de uso racional da água, por meio de folhetos que estão à disposição da população nas oito unidades do Fácil-Central de Atendimento ao Cidadão. Além disso, o Departamento de Relações Comunitárias (DRC) e a Assessoria de Educação Ambiental da autarquia municipal trabalham constantemente o tema, diretamente junto à população.
O DRC tem por papel principal identificar os problemas nos bairros e encaminhar as demandas para os departamentos competentes da autarquia, além disso, o departamento promove palestras sobre o uso racional da água, seja em bairros ou empresas.
Já a Assessoria de Educação Ambiental desenvolve projetos de saneamento ambiental, como o Programa de Educação Ambiental "Guarulhos: Saneamento Ambiental e Qualidade de Vida", que tem por objetivo promover a conscientização e estimular a cidadania entre crianças e jovens por meio de estudo socioambiental.
Esse programa envolve membros da comunidade, alunos e professores das redes pública e particular de ensino. A ideia é construir, a partir da escola, um canal de diálogo com a comunidade, para buscar a solução dos problemas identificados e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida.
Dicas para economizar água
1. Verifique torneiras, registros, válvulas, caixas de descarga e as tubulações de sua casa.
Aproximadamente 230 litros de água por dia são economizados com o conserto de uma torneira e mais de 15 litros de água são economizados, se a privada com válvula for trocada por outra com caixa-acoplada.
2. Preste atenção no "ladrão" de sua caixa-dágua
Se houver vazamento quando a caixa estiver cheia, a boia pode estar com defeito. É preciso consertá-la ou substituí-la.
3. Reduza o tempo do banho
Normalmente, gasta-se 105 litros de água ao tomar banho de chuveiro. Reduzindo o tempo de banho para 5 minutos, economiza-se 35 litros.
4. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.
Habitualmente, gasta-se 17 litros de água para escovar os dentes. Fechando a torneira, economiza-se 15 litros. Já para fazer a barba, gasta-se normalmente 105 litros de água. Fechando a torneira, economiza-se 75 litros.
5. Lave o máximo possível de roupas por vez, tanto no tanque quanto na máquina de lavar.
6. Feche as torneiras enquanto ensaboa louças e roupas.
Para lavar a louça, gasta-se normalmente 105 litros de água. Fechando a torneira para ensaboar, economiza-se 75 litros.
7. Não use a mangueira como vassoura ao lavar o quintal e a calçada.
Varrendo com a mangueira, gasta-se 225 litros de água.