A primeira etapa do Parque Várzeas do Tietê – o maior parque linear do mundo – acontecerá em 25 quilômetros de extensão às margens do rio Tietê, da barragem da Penha até a divisa com a cidade de Itaquaquecetuba, contemplando os municípios de São Paulo e Guarulhos. A conclusão dessa etapa está prevista para 2016.
Segundo o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), o investimento da primeira etapa do projeto será de US$ 200 milhões, sendo 42% do Estado de São Paulo e 58% financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Até 2016, a população receberá 18 quadras poliesportivas, sete campos de futebol, cinco centros de educação ambiental, cinco academias para a Melhor Idade, quatro bibliotecas, quatro telecentros e nove playgrounds. O projeto apresentado pelo DAEE, em julho de 2010, mantém um total de 75 quilômetros de extensão e 107 quilômetros quadrados de área. O Parque Várzeas do Tietê vai unir o Parque Ecológico do Tietê, localizado na Penha, em São Paulo, e o Parque Nascentes do Tietê, situado em Salesópolis.
O empreendimento beneficiará diretamente três milhões de pessoas da Zona Leste da Capital e indiretamente toda a população da Região Metropolitana de São Paulo. Além disso, levará mais qualidade de vida também à população dos municípios de São Paulo, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis.