Uma equipe com cerca de 10 profissionais, entre veterinários, docentes e alunos residentes, se mobilizou na manhã desta sexta-feira para atender, no Hospital Veterinário da Universidade de Guarulhos (UnG), uma paciente inusitada: a leoa Maia.
O animal, que tem 12 anos, vive no zoológico de Guarulhos desde o primeiro ano de vida, e a cerca de um mês apresentava um quadro de constante mal estar. "Ela estava vomitando muito durante os últimos dias e decidimos realizar os exames para descobrir as causas desse sintoma", afirmou o veterinário do zoológico, Gilberto Nogueira Penido Junior.
Toda a mobilização para remover o animal até o hospital se iniciou às 9h, quando Maia foi sedada, com uma zarabatana pneumática. Depois de sedada, a leoa pode ser transportada em segurança até a universidade onde passou por uma endoscopia e exames de ultrassom.
"Nós detectamos uma gastrite e solicitamos uma série de exames que permitirão um diagnóstico mais preciso. Por enquanto o tratamento será para a gastrite até que os resultados dos exames cheguem", afirmou o médico veterinário e diretor do hospital, Luis Artur Giuffrida.
Os exames terminaram por volta das 13h e o animal está bem. A partir de agora, os médicos aguardaram o resultado dos exames para que novos procedimentos sejam adotados.
A reabilitação da leoa é resultado de uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente de Guarulhos e a Universidade de Guarulhos (UnG) que já possibilitou aproximadamente 150 atendimentos a animais com problemas de saúde do zoológico.