O Governo do Estado publicou no Diário Oficial, na última sexta-feira, a reabertura da licitação do Trecho Norte do Rodoanel. A obra, orçada em R$ 6,5 bilhões, estava parada desde as suspensões do edital pelos tribunais de contas da União e do Estado, no ano passado. Com o atraso, a conclusão está prevista para 2015.
Segundo a publicação, a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) vai receber a documentação prevista no edital de pré-qualificação para a contratação das obras no próximo dia 15 de maio, até as 14h.
O Rodoanel Norte será integrado aos demais trechos começando na interligação com o Oeste, na altura da avenida Raimundo Pereira de Magalhães, e terminando na ligação com o Leste, na rodovia Presidente Dutra, em Arujá. No percurso, haverá interligações com a rodovia Fernão Dias e com uma nova ligação ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Este trecho deverá ser o último a ser construído, completando o anel rodoviário de 178 km em torno da Grande São Paulo. A expectativa é que ele receba 65 mil veículos por dia. Os recursos que suportarão os investimentos de implantação do trecho vêm de três origens distintas: R$ 2,79 bilhões do Tesouro do Estado de São Paulo; R$ 2 bilhões, através de um empréstimo contraído pelo governo paulista junto ao BID e R$ 1,72 bilhão será proveniente do Governo Federal. Estes valores colocam o Rodoanel Norte como a maior licitação de obra rodoviária em andamento no mundo.



