O prefeito Sebastião Almeida entregou, na manhã de ontem, a nova máquina recicladora, instalada na usina de reciclagem de entulho no Cabuçu. Adquirida por cerca de R$ 800 mil, o equipamento aumentará de 15 para 45 toneladas/hora a capacidade de processamento dos resíduos da construção civil que são recolhidos diariamente nos 16 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em toda a cidade.
"Essa máquina, pode até ter sido um grande investimento quando se pensa no valor real pago, contudo teremos um retorno para toda a vida cuidando do meio ambiente e aplicando cada vez mais atitudes de reciclagem", ressaltou o prefeito.
Depois de separados e reciclados, os resíduos são utilizados na pavimentação de ruas e avenidas. Além de melhorar a qualidade do serviço, o novo equipamento também gerará economia para o município, já que a Prefeitura gastará menos na compra de materiais utilizados na pavimentação e em outras obras e, de acordo com a Proguaru, essa economia será de até 40% aos cofres públicos. No entanto, a expectativa é de que este número chegue a 70% até 2014.
Essa técnica já está sendo utilizada em ruas do Jardim Ponte Alta, onde as calçadas e meios-fios estão sendo construídos com materiais produzidos pela recicladora.