Cidades

Carretas gigantes aguardam autorização para passar pela cidade

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes tem cinco dias úteis para análise e emissão da permissão

Ainda não há previsão sobre quando as duas grandes carretas, que estão estacionadas em uma via paralela à rodovia Presidente Dutra – sentido Rio de Janeiro – na região do Parque Novo Mundo, em São Paulo, passarão pela cidade de Guarulhos.

Cada carreta transporta uma viga de ponte rolante com 42 metros de comprimento, 4,40 metros de largura e 4,70 metros de altura. As duas vigas serão instaladas no complexo que a marinha está preparando em Itaguai, no Estado do Rio de Janeiro, onde será construído o primeiro submarino de propulsão nuclear brasileiro.

As vigas têm capacidade de realizar o levantamento de peças acima de 100 toneladas. A Madrilog Transportes foi selecionada para o transporte das vigas, que pertencem à empresa Jaraguá Equipamentos Industriais. De acordo com a Resolução nº 11/2004, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) tem cinco dias úteis para análise e emissão da Autorização Especial de Trânsito (AET), que garante a passagem da carreta pela cidade de Guarulhos.

O Dnit salienta que a competência das Superintendências Regionais para emissão de AETs é aquela determinada pelo Artigo 27 da Resolução nº 11/2004. Logo, caso as cargas estejam acima dos limites fixados no referido artigo, a competência para emissão das AETs é da Coordenação-Geral de Operações Rodoviárias, em Brasília/DF. (M.F.)

Posso ajudar?