Cidades

Projeto de lei prevê a criação do centro de formação de cães-guia

A maior parte dos deficientes visuais do município se locomove com a bengala

Nesta terça-feira, foi aprovado o Projeto de Lei nº 12/2012 que prevê a criação do centro de formação de cães-guia na cidade, instituído pelo programa "Enxerga Guarulhos". A lei foi elaborada pelo vereador Alan Neto (DEM) e Silvana Mesquita (PMDB). A maior parte dos deficientes visuais do município se locomove com a bengala.

Para a diretora da Associação dos Deficientes Visuais de Guarulhos (Adevig), Ana Paula Silveira, 31 anos, qualquer tipo de iniciativa que beneficie a locomoção segura das pessoas cegas é extremamente importante. "Não conheço ninguém de Guarulhos que utiliza a orientação do cão-guia".

Ana usa bengala desde os 11 anos, mas sempre quis ter um cão-guia. "Se o custo para adquirir um cão treinado fosse mais barato, eu certamente adotaria essa opção. Além de ser uma companhia, o animal te proporciona proteção em relação aos obstáculos aéreos, como orelhão, caixa de correio e caixa de energia".

O centro de formação de cães-guia será estruturado e administrado pelo Poder Público Municipal, que disciplinará a posse temporária e a utilização dos animais em regulamento específico.

Há previsão dos seguintes itens: aquisição de matrizes e reprodutores, destinados à procriação e formação de estoques regulares de animais em número compatível com a demanda do município. Instalações adequadas para implementação de áreas de canis, destinadas a permanência, apoio, treinamento e adestramento de animais. Instalações clínico-veterinárias destinadas ao tratamento, acompanhamento e manutenção do perfeito estado de saúde dos animais.

Contudo, não são todos que apóiam o Projeto de Lei. A presidente da Associação de Proteção e Valorização da Vida Animal – Deixe Viver, Lucélia Ercole Moura e Magna Moreira, comenta que a entidade não apóia a procriação e a formação de estoque regulares de animais, assim como foi citado na lei.

"Entendemos que a ideia do "Enxerga Guarulhos" é proveitosa, mas precisa de algumas alterações no seu contexto, para melhor entendimento no que se refere ao bem estar do animal.

Posso ajudar?