As câmeras de segurança da prefeitura de Guarulhos e monitoradas pela Guarda Civil Municipal (GCM) identificaram no início da manhã da última terça-feira, a ação em tempo real de um bando que passava pela Centro da cidade cometendo ato de vandalismo em lojas do calçadão da rua Dom Pedro. No total, 11 pessoas foram detidas, sendo sete menores, e encaminhadas ao 1° Distrito Policia, também no Centro.
A ação foi gravada por volta das 5h20 quando mais de 20 pessoas passavam pelo calçadão e começaram a chutar a porta de duas lojas. Antes disso os vândalos já teriam quebrado diversas lixeiras também no calçadão. Alguns dos detidos chegaram a entrar em uma das lojas como mostram as imagens das câmeras de segurança, mas não conseguiram levar nenhum produto graças a chegada de viaturas da guarda no local.
Cerca de oito viaturas foram necesárias para levar todos os acusados à delegacia. Os três maiores de idade detidos tem 32 anos, 25 e 19 e poderão responder por dano qualificado. Já os menores foram entregues aos pais e deverão se apresentar a Vara da Infância e Juventude.
As câmeras de monitoramento já haviam flagrado no último dia 7, sete rapazes pichando o muro e as vitrines do Shopping Poli, também localizado na rua Dom Pedro. Na ocasião, as imagens mostraram o grupo chegando ao local por volta das 1h30 e, com latas de spray, começam a rabiscar a fachada do comércio. Ao avistarem os GCMs, os pichadores teriam tentado fugir, mas foram detidos. Quatro dos envolvidos eram maiores de 18 anos e foram indiciados por Crime Ambiental, para os demais foi lavrado Ato Infracional.