A EDP Bandeirante, distribuidora de energia do Grupo EDP no Brasil, e a Cummins Brasil, fabricante independente de motores Diesel, inauguraram as novas instalações elétricas na sede da empresa, localizada na região de Cumbica, que passa a ser a primeira a usar o sistema de 34,5 kV.
O objetivo do novo sistema é disponibilizar uma nova alternativa de fornecimento de energia elétrica para unidades consumidoras de média tensão, com demandas superiores a 2.500 kW, com custos significativamente mais reduzidos quando comparados com sistema de alta tensão.
"A iniciativa faz parte do plano de investimentos no sistema de distribuição da EDP Bandeirante, de forma a garantir o fornecimento de energia elétrica com qualidade e confiabilidade", afirma Miguel Setas, presidente da EDP Bandeirante.
As novas subestações são totalmente digitalizadas, possibilitando o telecomando, a telessupervisão e o telecontrole a partir do Centro de Operação do Sistema da EDP Bandeirante. "O empreendimento foi construído dentro de elevados padrões tecnológicos, seguindo rigorosamente as normas de segurança e de meio ambiente", finaliza Setas.
Guarulhos é um dos principais pólos industriais do Estado de São Paulo, com elevada densidade demográfica e crescente demanda por energia elétrica. O município é cortado pela rodovia Presidente Dutra, principal elo das regiões Norte e Nordeste com as regiões Sul e Sudeste do País, o que o torna cada vez mais procurado para a instalação de novas plantas industriais.