Cidades

CCZ pode sacrificar 24 animais de grande porte

A reportagem do Guarulhos HOJE recebeu denúncias dando conta que os animais capturados não estavam sendo devolvidos aos donos

Desde o início deste ano, o Centro de Controle de Zoonoses de Guarulhos (CCZ) já recolheu das ruas da cidade cerca de 40 animais de grande porte. Atualmente, 24 ainda estão nos pátios do centro e podem ser sacrificados caso os responsáveis não apareçam para resgatá-los. Etária de Saúde, responsável pelo CCZ, para que um animal volte ao dono é necessário que o proprietário do animal prove a posse deles e compareça a zoonoses para requisitá-los dentro de cinco dias úteis. Depois desse período, eles ainda ficam no centro de controle, podendo ser doados caso o proprietário não apareça, ou encaminhado para o abate sanitário dependendo das condições clínicas do animal.

No início desta semana a reportagem do Guarulhos HOJE recebeu denúncias dando conta que os animais capturados não estavam sendo devolvidos aos donos, mesmo após comprovação de posse, e que todos os animais estavam sendo encaminhados para abate sanitário. Em Guarulhos existe a Lei Municipal 6033/04 que determina que a critério da autoridade sanitária, os animais poderiam ser destinados a resgate pelo tutor, doação e eutanásia ou abate sanitário.

O CCZ informou que houve um caso específico neste ano de um senhor que providenciou documentação e não conseguiu retirar seus animais, pois houve uma falha de comunicação a respeito dos documentos necessários, mas seus animais já estão liberados para que ele possa levá-los. De acordo com o Centro, este ano nenhum dos animais de grande porte ainda foi direcionado para o abate sanitário.

Posso ajudar?