Cidades

Comércio será ressarcido por explosão de caixas

Lei municipal de autoria do vereador Gileno entrou em vigor no último dia 20

Desde o último dia 20 de abril, uma lei municipal de autoria do vereador Gileno, determina que as empresas que exploram atividades de caixas eletrônicos em prédios públicos ou privados, mantenham cobertura de seguro para danos de qualquer espécie. Conforme o artigo primeiro da Lei municipal 7.028, todas as instituições financeiras que mantêm caixas eletrônicos e terminais de saques com cartões magnéticos em prédios públicos ou particulares, localizados no município de Guarulhos, ficam obrigadas a contratar e manter seguro que cobrirão prejuízos advindos à pessoa física ou jurídica, responsável pela autorização do uso do espaço, oriundos de qualquer prática criminosa.

Atualmente, as empresas que exploram esse tipo de atividade pagam apenas uma taxa de locação pelo espaço onde os caixas eletrônicos são instalados (geralmente R$ 150) e não arcam com nenhuma indenização em caso de dano no estabelecimento advento de ataques criminosos. Sendo assim, desde o mês passado, todos os comerciantes que possuem caixas eletrônicos em seus estabelecimentos devem exigir que a empresa responsável faça o respectivo seguro.

Pela lei, os danos cobertos pelo seguro serão aqueles advindos ao prédio, os decorrentes de perda de mercadorias e reembolso de indenizações que o segurado venha a ser obrigado a pagar em conseqüência de lesões corporais, danos morais ou danos materiais causados aos usuários dos terminais e qualquer outra espécie de prejuízo provocado pelo evento criminoso. Quanto ao valor do capital segurado, será estipulado entre a instituição financeira ou empresa que explore o serviço e a pessoa responsável pela autorização do uso do espaço.

Seis ataques já foram registrados este ano

O último ataque a caixa eletrônico em Guarulhos aconteceu nesta semana, na madrugada de terça para quarta-feira, dia 16, por volta das 4h, quando cerca de 14 homens invadiram um supermercado na Estrada das Lavras. Conforme informações da polícia, os bandidos roubaram um ônibus e o utilizaram para fechar a via que dá acesso ao supermercado e dificultar a passagem da polícia por ali. Um carro também foi roubado pelos assaltantes que ficaram em poder do dono do veículo, e seu filho, até uma hora após a tentativa de explosão ao caixa. Foi o sexto ataque a caixa eletrônico na cidade somente neste ano.

Posso ajudar?