A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a campanha socioeducativa alusiva ao dia 18 de maio, dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Realizada para conscientizar os caminhoneiros ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas Federais de todo o Brasil, cerca de 323 pessoas (145 motoristas de caminhões e 178 passageiros de ônibus interestaduais) passaram no km 208 da rodovia Presidente Dutra para assistirem palestras e receberem orientações de combate ao abuso e exploração sexual conforme mapeamento feito pela PRF dos pontos vulneráveis.
O dia 18 de maio foi instituído como do Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual, após a morte de uma criança chamada Araceli, que depois de violentada foi bruscamente assassinada. A motivação da criação de uma data, como mais um elemento de reforço ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento ao fenômeno. "Nossa intenção foi passar as pessoas como elas podem detectar uma criança em situação de risco e como a denúncia pode ser feita", explicou o inspetor Pontes, chefe de comunicação da PRF no Estado de São Paulo.
Segundo a PRF, esse tipo de ação serve para conceituar a exploração sexual de crianças e adolescentes e caracterizar suas modalidades, identificar os perfis das vítimas e dos exploradores de crianças e adolescentes, identificar o perfil das vítimas à exploração.