O Ministério da Justiça (MJ) divulgou uma lista dos 400 municípios mais violentos do País e Guarulhos ficou na posição 163 com índice de 21 mortes violentas por 100 mil habitantes ocupando o nível dois (cidades com taxas de homicídio entre 20 e 29,9) conforme o cálculo das taxas de homicídios da pasta.
O estudo feito pelo MJ foi feito pois o governo federal vai contemplar municípios com mais de 30 mil habitantes, localizados em região de fronteira e os de regiões metropolitanas com apoio financeiro de até R$ 10 milhões para implantação ou expansão de sistemas de videomonitoramento voltados à prevenção da violência e da criminalidade. Para concorrer, o município deve, entre outros requisitos, manter guarda municipal, implantar Conselho Comunitário de Segurança ou desenvolver ações de policiamento comunitário, não possuir convênio em aberto com o Ministério da Justiça e comprovar capacidade técnica e gerencial para execução das metas.
Depois do projeto aprovado, o Ministério da Justiça enviará o recurso para os municípios ou consórcios de municípios para que cada contemplado abra licitação e compre os equipamentos. O edital não estipulará quantidade mínima nem máxima de câmeras, mas o projeto técnico deverá ser detalhado para avaliação de acordo com a necessidade de cada região.