A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) realiza na próxima segunda-feira Audiência Pública do Corredor Perimetral Leste Jacu Pêssego, que ligará o Corredor ABD (São Mateus-Jabaquara) a Guarulhos.
De acordo com a EMTU o corredor facilitará os deslocamentos da população das cidades de Santo André, São Bernardo e Diadema, passando pela Zona Leste até chegar ao Terminal Cecap. A obra propiciará acesso ao futuro Estádio do Corinthians, por meio de serviço especial a ser criado no período da Copa de 2014.
Segundo a estatal, serão apresentadas informações sobre o traçado, trechos a serem implantados, configuração viária do corredor, demanda prevista de usuários, ganhos de mobilidade e benefícios que o empreendimento trará à população daquelas regiões e do município de Guarulhos. O primeiro trecho da obra, entre o Terminal São Mateus e a rodovia Ayrton Senna, está previsto para ser entregue em 2014.
Outra importante obra foi anunciada na semana passada também com previsão de término no ano da Copa. No entanto, muito mais complexa. Mario Bandeira, Presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, disse ao governador Geraldo Alckmin, que pretende implantar até 2014, a Linha 13 – Jade da companhia, que irá do aeroporto de Guarulhos até a linha 12 – Safira.
De acordo com o Presidente da CPTM, algumas etapas já foram vencidas e isso é um agente positivo. Mesmo com alguns obstáculos e algumas fases a serem avançadas, como a passagem sobre as marginais e a travessia ao parque do Tietê, espera-se que até o final de 2013, essa obra esteja concluída. A linha deverá chegar até Cumbica em Junho de 2014 e estima-se que 120 mil pessoas deverão ser transportadas por dia na Linha 13, que custará R$ 1,2 bilhão.