Cidades

Após missa de Dom Odílio, corpo de Bergonzini é sepultado

Dom Luiz é o primeiro bispo sepultado na cripta da Igreja Matriz

O corpo do bispo emérito de Guarulhos, Dom Luiz Gonzaga Bergonzin 76 anos, foi enterrado no final da tarde de ontem na cripta da Catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Bergonzini foi sepultado após missa solene presidida pelo arcebispo de São Paulo, dom Odílo Scherer. Dom Luiz é o primeiro bispo sepulta do na cripta da Igreja Matriz.

Participaram da solenidade religiosa lideranças políticas distintas, entre elas, a do prefeito Sebastião Almeida (PT) e a do presidente do PSDB, Carlos Roberto. Quando o caixão com o corpo de Bergonzini era levado para a cripta, uma alça arrebentou fazendo com que o caixão caísse no chão.

O bispo morreu na madrugada de quarta-feira, vítima de embolia pulmonar. O religioso estava internado no Hospital Stella Maris desde o dia 21 de maio, quando deu entrada por uma pneumonia. A doença evoluiu para uma embolia pulmonar, fator que levou o Bergonzini à morte, na madrugada do último dia 13.

Durante toda o dia de ontem, centenas de fiéis foram a Catedral para prestar a última homenagem a Dom Luiz Gonzaga que se tornou conhecido em 2010, quando comandou uma ação panfletária contra a então candidata a presidência Dilma Rousseff quando alegou que Dilma era contra a vida humana. Bergonzini também era jornalista e, contrário ao aborto, o bispo se declarava a favor da vida.

Posso ajudar?