Cidades

Lista de Fauna 2012 aponta que 42 animais estão em risco de extinção

Esses animais vivem nas Unidades de Conservação, que são utilizadas para preservar o habitat das espécies

Pelo menos 42 animais correm o risco de desaparecer da fauna de Guarulhos. Isso é o que aponta a "Lista de Fauna 2012" um levantamento realizado pelo Zoológico sobre as espécies que vivem nas Unidades de Conservação e nas matas do município. Dentre os animais ameaçados de extinção estão a suçuarana, o sagui-da-serra-escuro e o sauá.

Segundo a pesquisa, ao todo foram localizadas 582 espécies de animais silvestres de vida livre. O número é superior a primeira identificação, realizada em 2007 com pesquisas bibliográficas, que apontava 274 animais diferentes na cidade.

Em 2008, os pesquisadores iniciaram um trabalho de observação dos animais que originou uma lista com 389 espécies, publicada no ano seguinte. A partir de então, a cada ano a lista de fauna tem aumentado. Em 2010, o número de animais subiu para 501 e no ano passado alcançou 551 espécies.

Esses animais vivem nas Unidades de Conservação, que são utilizadas para preservar o habitat das espécies. São terrenos particulares e áreas de mata, antes vulneráveis por causa da ação de grileiros, que foram adquiridos pelo poder público e transformados em locais protegidos que fazem parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação Ambiental (SNUC – Lei Federal nº 9.985/2000).

Ao todo a cidade possui cinco Unidades de Conservação, sendo elas Cabuçu – Tanque Grande, Sítio da Candinha, Geoparque Ciclo do Ouro, Reserva Biológica Burle Marx e Estação Ecológica Tanque Grande. Além disso, o município conta com remanescentes da Mata Atlântica em aproximadamente 38% de seu território.

A palestra que abrirá o evento será realizada neste sábado, às 15 horas, no Zoológico, que está localizado na rua Dona Glória Pagnocelli, 344, no Jardim Rosa de França.

Posso ajudar?