A Prefeitura de Guarulhos, através da Secretaria de Saúde, assinou na tarde de ontem um protocolo de intenções com a Beneficência Nipo-Brasileira para a construção de um moderno hospital no Sítio São Francisco. Intitulado com "Hospital de Retaguarda de Guarulhos", a nova construção irá ampliar o serviço de assistência a população com 100% de atendimento para o Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital terá capacidade para 100 leitos para retaguarda de enfermaria clínica , de longa permanência e de terapia intensiva (UTI). "Os hospitais do Pimentas e o Municipal de Urgência já estão sobrecarregados. A construção do Nipo em Guarulhos será uma consolidação da rede de emergência e urgência na cidade", destacou a secretaria de saúde, Teresa Pinho de Almeida Tashiro.
O hospital será construído em duas etapas, na rua Anézio Ruivo, número 377, no Sítio São Francisco. A primeira fase, que deverá ser implantada em até três anos contados a partir de ontem, compreende elaboração do projeto, sua construção e a operacionalização de uma unidade hospitalar com 50 leitos para atendimento no SUS. A segunda etapa, com prazo de seis anos para conclusão contados a partir de ontem, irá ampliar e implantar outros 50 leitos. "Faremos as obras externas de infraestrtura, melhoria no sistema viário da região, pavimentação das ruas para facilitar o acesso da população ao novo hospital", comentou o prefeito Sebastião Almeida.
A obra que custará R$ 10 milhões em verbas totais da Beneficência (sem estar equipada) vem para suprir uma lacuna deixada pelo crescimento da cidade, segundo o prefeito. "Guarulhos cresceu muito nos últimos anos e, com isso, expandiu para locais distantes do Centro, local que concentra os maiores equipamentos de saúde. Com a construção do Nipo e mais o Hospital do Pimentas, estamos levando condições de bom atendimento para as áreas mais afastadas da cidade", concluiu Almeida.