Uma comitiva das cidades africanas de Maputo e Matola, em Moçambique, está durante toda esta semana em Guarulhos. O objetivo do segundo encontro realizado neste ano é a participação dos municípios no Programa de Atividades do Projeto de Cooperação Técnica Descentralizada Trilateral Brasil – França – Moçambique.
No primeiro dia do encontro o grupo realizou uma visita ao Centro de Educação Unificado (CEU) Pimentas, onde tiveram a oportunidade de divulgar as atividades que já estão sendo desenvolvidas em suas cidades desde a primeira visita em abril deste ano.
Para os próximos dias estão programadas uma visita à Escola Pública de Trânsito, no Parque Fracalanza, que tem como objetivo abordar a capacitação e o desenvolvimento funcional que contará com a participação operacional do Ponto de Entrega Voluntária (PEV); painéis de discussões no CEU Ponte Alta sobre troca de experiências com técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social.
Além disso, o grupo visitará uma cooperativa de catadores de Embu (Coopermape), que foi formada a partir da extinção do lixão na cidade. A proposta é trocar experiências e conhecer as políticas públicas realizadas no processo.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos e foi aprovada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Ao projeto prevê visitas técnicas e um maior intercâmbio entre as cidades.