Guarulhos ficou em 9º lugar no Índice Brasil de Cidades Digitais 2012, divulgado na última terça-feira. Em 2010, o município estava em 19º no ranking que tem como objetivo medir o nível de inovação e de digitalização das cem cidades brasileiras que melhor utilizam as tecnologias da informação e da comunicação (TICs).
Além disso, o município recebeu o prêmio Destaque Nacional 2011, categoria "Serviços e Aplicações", da Fundação CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, em reconhecimento das ações desenvolvidas para promover a inclusão digital no município.
"Esse prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura, que inclui o acesso a diversos serviços públicos, a oferta de cursos de informática e o portal da transparência que permite acompanhar todos os gastos do Executivo", afirmou o prefeito Sebastião Almeida.
Dentre os projetos de inclusão digital, a Fundação CPqD destacou as 23 unidades do Telecidadania (telecentro da administração municipal concebido como local de inclusão digital e cidadania para todas as idades, voltado para capacitação profissional e educacional) e o sistema Guarux (distribuição em software livre, adaptado para serviços de escritório, educação e aplicativos para deficientes visuais e portadores de síndrome de Down, autismo e tetraplegia).
Outro programa de destaque da cidade é o Tecnologia Cidadã que começou a ser implantado em 2010, e tem como objetivo facilitar a vida da população, aprimorando a prestação de serviços por meio do Portal Tecnologia Cidadã, que hoje presta 940 serviços aos cidadãos e no ano passado registrou mais de 2,5milhões de atendimentos.
"Queremos ampliar ainda mais esses serviços e tornar a vida dos guarulhenses mais fácil e tranquila. Serviços que exigiam horas em filas agora podem ser feitos de casa", destacou Almeida.