Cidades

Restauração da Igreja Matriz não tem prazo para começar

Torre também aguarda por reparos

As obras que serão necessárias para a restauração da Igreja Matriz, que a cada dia tem sofrido um processo de deterioração, não têm um prazo para começarem. Segundo o pároco da igreja, padre Antonio Bosco da Silva, muitas serão as intervenções necessárias para que o marco histórico de Guarulhos esteja completamente restaurado.

"O telhado e o forro estão sendo revistos. O lambril de madeira, que reveste parte das paredes, será substituído por azulejos artísticos no estilo colonial, representando os 20 mistérios do Rosário, o que dará à Igreja uma harmonia, beleza e conformidade à tradição colonial barroca, segundo a qual o templo foi concebido", afirmou o padre.

Torre também aguarda por reparos

Numa segunda fase, o retábulo do altar principal será restaurado em suas cores e desenhos mais próximos do original. Além disso, também é necessário reparar a torre dos sinos e o relógio, e todo o madeiramento, inclusive as portas e janelas. "As portas têm sofrido muito com a ação de vândalos que as chutam, danificando-as seriamente, bem como os vidros das janelas que são constantemente quebrados pelos baderneiros", ressaltou o pároco.

Segundo ele, muitos dos problemas de reparo que a igreja deverá sofrer é resultado das ações de vandalismo que o templo sofre. "Há mais de 20 anos a direção da Igreja solicita dos poderes públicos uma proteção adequada ao mais significativo patrimônio histórico dos guarulhenses. A Igreja foi pintada várias vezes, num esforço descomunal dos padres e do povo, mas, devido à falta de vigilância, os vândalos destroem o trabalho com pichações terríveis, num grande desrespeito às pessoas simples que deram suas esmolas para comprar tinta e pagar os pintores", reforçou o pároco. Recentemente algumas obras já foram realizadas na parte elétrica e hidráulica, além da adequação de acessibilidade, incluindo rampas e sanitários. Além disso, todo o sistema de som foi revisto com a aquisição de novos equipamentos.

Posso ajudar?