O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Luiz Carlos Quadrelli, anunciaram na manhã de ontem, no Palácio dos Bandeirantes, a abertura de 37.152 mil novas vagas em cursos gratuitos de capacitação profissional do programa Via Rápida Emprego. A região metropolitana contará com um total de 5.930, incluindo Guarulhos.
A iniciativa que completa um ano em julho já atendeu 40 mil pessoas em todo o Estado. Foram 33 mil capacitações realizadas em 2011, e outras 7 mil ofertadas no primeiro semestre de 2012. A ação é destinada aos cidadãos que buscam aprimorar suas habilidades profissionais e aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho. O Governo do Estado já investiu mais de R$ 149 milhões em ações do Programa que incluem a contratação de vagas e as unidades fixas e móveis.
De acordo com Luiz Carlos Quadrelli, nenhum país se torna uma grande potência sem eleger a educação e qualificação profissional como premissas de uma sociedade. "O Governo do Estado de São Paulo trabalha com esse propósito. O Via Rápida, além de preparar os trabalhadores para uma melhor colocação profissional, também oferece oportunidade para que pequenos empreendedores abram o seu próprio negócio e contribuam para a geração de emprego e renda", completa.