Cidades

No inverno os cuidados com a saúde devem ser redobrados

Uso de toucas, luvas, agasalhos, blusas de lã e calças, é o ideal para se proteger

A baixa temperatura do inverno exige uma série de cuidados, particularmente no caso de pessoas idosas e crianças, mas os adultos também que se cuidem, pois é nessa estação que as infecções respiratórias surgem e é a principal causa do aumento na procura por atendimento em clínicas, hospitais e postos de saúde.

No Hospital Municipal da Criança e do Adolescente foram atendidos neste mês 171 pacientes com problemas respiratórios e a média de ocupação dos leitos de internação por conta de problemas respiratórios é de 40%. Já no Hospital Municipal de Urgências a média de internação de pessoas com problemas respiratórios vem se mantendo em cerca de 27 pacientes por dia.

O uso de toucas, luvas, agasalhos, blusas de lã e calças, é o ideal para se proteger. Manter crianças e idosos aquecidos é necessário, porque eles não têm as mesmas defesas que um adulto tem para lidar com as temperaturas baixas. Mas excessos devem ser evitados em ambientes internos, pois casos de desidratação também são comuns.

Devemos ficar atentos também para o consumo de líquidos, pois mesmo no inverno é essencial ingerirmos água e sucos. Especialistas alertam que a ingestão de líquidos ajuda não só na hidratação, mas também auxilia na expectoração de secreções. Quando em excesso, as secreções tornam-se um meio satisfatório para a proliferação de micróbios causadores das doenças respiratórias.

Outro ponto importante são as atividades físicas. Quando a temperatura baixa é comum cair também o ritmo da prática de exercícios, pois tanto crianças, como idosos e adultos tendem a ficar mais em casa. Mas os habituados a praticar esportes devem manter a rotina de exercícios durante o inverno. Pois é uma excelente alternativa para o condicionamento respiratório e também uma forma de manter o corpo aquecido, sem a necessidade de várias blusas e agasalhos.

Posso ajudar?