Comerciantes e moradores dos bairros Vila Progresso, Jardim Maia e parte do Centro de Guarulhos, sofrem constantemente com interrupções e quedas de energia elétrica. Na terça-feira, durante o dia inteiro a energia oscilou e a situação só se normalizou após as 21h30. Resultando em diversos transtornos e prejuízos difíceis de serem calculados nos estabelecimentos comerciais de toda a região.
A recepcionista de uma clínica de assistência médica no Centro, Renata Viana, relatou os inúmeros transtornos. "O nosso sistema não funcionava, com isso houve atrasos nas consultas, atraso no faturamento, pacientes não conseguiram fazer raios-X e outros exames". No início da Timóteo Penteado, em uma farmácia de manipulação, a farmacêutica Leila Maluli Taiar, disse que os medicamentos armazenados no refrigerador podem ficar prejudicados após muito tempo com o equipameento desligado, que as balanças precisam ser reguladas sempre, o que causa um maior tempo de espera para os clientes.
A EDP Bandeirante disse que na data, às 12h41, ocorreu uma falha na rede da distribuidora,e que as equipes da concessionária trabalharam para o restabelecimento da energia, que ocorreu de forma gradativa e às 13h40 já estava normalizada. E devido à atuação do sistema de proteção da rede os consumidores sentiram rápidas oscilações de energia, de menos de um minuto. O problema se repetiu pelo menos sete vezes, até a última, registrada às 21h30.
Oo frentista Manoel Antonio de Almeida, conta que não é de hoje que esse problema causa transtorno à população local. "Trabalho aqui há 11 anos e acredito que essa situação piorou depois da construção de edifícios aqui perto. Acho que os cabos não estão suportando mais". E desabafa dizendo que o posto colocou um equipamento para tentar manter a energia em momentos de queda, mas que não adiantou. "Como cai direto a energia nessa região, queima todos os fusíveis do mesmo jeito, dessa vez tivemos um grande prejuízo. A placa da bomba injetora de gasolina queimou".
O que fazer em caso de prejuízo
Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE), Jorge Taiar, os comerciantes que foram lesados e que conseguirem comprovar o prejuízo, devido às interrupções de energia, devem procurar orientação nos órgãos de consultoria jurídica e registrarem a reclamação com a EDP Bandeirante, caso não resolva procurar um órgão de defesa.
E a EDP Bandeirante informou que em relação aos possíveis danos causados aos moradores e comerciantes locais, a distribuidora segue as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O cliente tem o prazo de até 90 dias corridos, a contar da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento, para solicitar o ressarcimento. Deverá preencher no site da concessionária um formulário.
O pedido também pode ser entregue em Loja da EDP Bandeirante ou enviada pelo correio. Serão passíveis de ressarcimento somente os casos que tecnicamente se referirem à ocorrência de dano elétrico devido a anomalias no fornecimento de energia.