Cidades

Estrada Velha Guarulhos São Miguel permanece em situação deplorável

O tempo passa e os moradores aguardam sem esperanças e com receio

Após 4 meses, o prazo final dado pela prefeitura para a pavimentação de um trecho na Estrada Velha Guarulhos São Miguel, a situação no local permanece precária, com falta de iluminação, entulhos espalhados e esgoto a céu aberto. A via é uma boa alternativa de acesso entre as rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna, e pode diminuir significativamente o trânsito na região, como o tráfego no acesso pela Avenida Santos Dumont.

Segundo a resposta da Secretaria do Governo, ao Guarulhos HOJE na matéria publicada em 12 de outubro, a situação seria revertida no ano passado "… a recuperação da estrada é objeto de pedido junto ao governo federal através do PAC-2. A assinatura do contrato está em análise técnica na Caixa Econômica Federal e a previsão é que seja realizada ainda este ano. O prazo estimado para execução é de 180 dias, após a liberação do recurso".

"Quando pensamos que será asfaltado, eles apenas jogam pedras e passam uma máquina por cima. É uma falta de respeito com as famílias e os motoristas que trafegam por aqui", desabafou o manobrista Geneci Cícero da Silva. De acordo com o manobrista, não a dia de sossego na estrada. Em dias de chuva a estrada fica intransitável, e nos dias de sol quem sofre é a população com a poeira, causando doenças respiratórias.

O tempo passa e os moradores aguardam sem esperanças e com receio. "Tenho muito medo de morar aqui nessa situação. Pessoas são assaltadas, e já encontraram até gente morta. Uma triste realidade, pois é uma rua que facilita muito a vida dos motoristas", contou a dona de casa Maria Elizabete de Souza.

Com relação ao sistema de esgotamento sanitário, a Assessoria de Imprensa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informou que o local será vistoriado na próxima semana, posteriormente serão dados os devidos encaminhamentos.

Questionada a prefeitura disse que ainda está concluindo o edital de licitação da obra de pavimentação e drenagem da estrada. E que a proposta apresentada também contempla melhorias de infraestrutura na continuação da via. Já a Proguaru informa que a via já faz parte da programação do Centro Operacional Cumbica e o serviço será realizado durante a segunda quinzena do mês de agosto.

 

Posso ajudar?