Inaugurada no último dia 6 agosto, a Central de Conciliação de Guarulhos, segue os trabalhos durante esta semana com a preparação de cinco mesas com audiências simultâneas, cada uma com um negociador do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), um conciliador voluntário e um servidor da Justiça Federal. Na primeira semana de trabalhos foram 21 audiências com processos de execuções fiscais do CRC com 100% de acordos realizados entre as partes.
Sobre o resultado obtido já no primeiro dia, o coordenador da Central de Conciliação de Guarulhos, juiz federal substituto Paulo Marcos Rodrigues de Almeida, afirma que "o índice de acordos obtido (100%), ainda que não se mantenha em nível tão elevado, permite vislumbrar que a Central de Conciliação será verdadeiramente uma parceria das Varas, resolvendo os casos passíveis de solução consensual e contribuindo reflexamente para redução do número de processos nas estatísticas de cada Vara."
O juiz coordenador da Central enfatiza que o funcionamento da Central só se faz possível pela colaboração das Varas e que, em breve, se estenderá a processos de competências das demais Varas, beneficiando a todos. Além disso, "permitirá a otimização de nosso tempo, com foco nos casos que realmente demandem a solução adjudicada por sentença".
A Central de Conciliação da Subseção Judiciária de Guarulhos está localizada no Fórum Federal de Guarulhos, na Avenida Salgado Filho, 2050 – Jardim Maia.