O governador do estado, Geraldo Alckmin, esteve em Guarulhos na manhã de ontem, para vistoriar as obras de readequação geométrica, melhoria e ampliação da interseção do km 25 da rodovia Ayrton Senna e Trevo dos Pimentas. Com previsão de entrega em março de 2013, Alckmin mostrou-se confiante que as obras possam estar concluídas antes do prazo. "Acredito que até o fim do ano possamos entregar esta importante obra que vai melhor muito o fluxo na Ayrton Senna e o acesso à Guarulhos", falou Alckmin ao lado do prefeito Sebastião Almeida, que vistoriou os trabalhos ao lado do governador.
No total serão R$ 11,2 milhões para a construção de acessos da rodovia ao bairro, além da construção de um viaduto – em ferradura – de 600 metros de extensão. O futuro viaduto e o já existente Viaduto dos Pimentas formarão um binário de retorno, que irá absorver o tráfego do bairro. As obras estão sendo realizadas pela Ecopistas e 19,8% dos trabalhos já foram concluídos.
Juntamente com o viaduto, entre o km 19 e o km 26 (região de Guarulhos), a Ecopistas realiza obras para a construção das vias marginais da Ayrton Senna, nos dois sentidos, que demandarão investimentos de cerca de R$ 147 milhões. "A obra é muito importante para quem acessa ou deixa Guarulhos e, com certeza, vai desafogar muito o trânsito na região. Com certeza teremos uma melhora significativa no tráfego do bairro quando as obras tiverem concluídas", comentou o prefeito Sebastião Almeida.
Quinta pista – Pouco antes de vistoria as obras do trevo dos Pimentas, o governador deu início à obra de implantação da faixa adicional da rodovia Ayrton Senna, do km 11 ao 19 (região entre São Paulo e Guarulhos), sentido Interior. As obras atendem às exigências do contrato de concessão do corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, firmado entre Ecopistas e Governo do Estado de São Paulo, em junho de 2009, e devem melhorar as condições de tráfego nos trechos citados.
Ao todo, a Ecopistas investirá em torno de R$ 25,8 milhões na implantação da faixa adicional do km 11 ao km 19 da Ayrton Senna, no sentido Interior. A nova faixa será construída no bordo central da rodovia (à esquerda), com 3,6 metros de largura e um metro de refúgio (faixa de segurança), conforme padrão já existente. Nos quilômetros 13 e 15, os dois viadutos existentes também serão ampliados e adequados à inclusão desta faixa. A previsão de conclusão da quinta pista é em março de 2014 e a capacidade da rodovia no trecho citado será aumentada em 20%, segundo a concessionária que administra a rodovia.