Guarulhos é a segunda cidade que mais consome energia no Estado de São Paulo. Balanço Energético 2011, ano base 2010, divulgado pela Secretaria Estadual de Energia neste final de semana, revela que a participação do município foi de 6,3%.
O estudo inclui fluxos energéticos das fontes primárias e secundárias de energia, da produção ao consumo final dos principais setores da economia do Estado: eletricidade, gás natural, etanol e derivados de petróleo. (Veja quadro).
Guarulhos representa 1/3 do total consumido pela Capital, a maior cidade do hemisfério sul, que teve participação de 18,9% em relação ao Estado todo. Campinas, a terceira maior de São Paulo, ficou na quarta colocação, com 2,7%, um índice de participação bem inferior a Guarulhos.
Cubatão aparece na terceira posição, 4,3%, dois pontos atrás do consumo guarulhense. A quinta posição, entre os 15 maiores municípios consumidores de energia no Estado, fica com Santo André, com participação de 1,8% consumo total.
Em relação ao estudo anterior, ano base 2009, Guarulhos apresentou um modesto crescimento de 0,1%. Naquele levantamento a cidade aparece na segunda posição com participação de 6.2%.