A data-limite desse pagamento era nesta quarta-feira, dia 31, mas um grande número de Servidores ficou sem receber pelo trabalho extra realizado. Houve pagamento apenas do salário.
O calote confirma boatos que já vinham circulando. Mas o Sindicato (Stap) adotou o caminho da prudência, pediu uma CPN – Comissão Permanente de Negociação – extra nesta terça, saindo do local, no início desta noite, com a informação oficial de que o pagamento não fora feito e nem há data estipulada para a quitação.
Participaram da CPN desta terça, pelo Sindicato, os diretores Jair de Souza Lima e Leandro Martins da Silva, mais o advogado Marcelo Mendes de Almeida. Pela Prefeitura, participaram o Secretário de Administração Vítor Kléber de Almeida, o subsecretário José Carlos Cândido e Roselene Lourdes Mendes, gerente de RH da Prefeitura.
Vale deixar claro que a Prefeitura não apresentou ao Sindicato qualquer documento comprovando eventual queda de arrecadação ou qualquer outro comprovante de efetiva dificuldade econômica. A comunicação foi meramente verbal.
Diante do calote nas horas extras dos Servidores Municipais de Guarulhos, o Sindicato adotará o que segue:
a) Ampla denúncia pública, pois quem trabalha deve receber pelo serviço feito;
b) Visita às repartições da Prefeitura para conversar com o Servidor, mobilizar e organizar os protestos que se fizerem necessários;
c) Estudar providências junto aos órgãos cabíveis.
Jair de Souza Lima, presidente do Sindicato, afirma: "O não-pagamento das horas extras fere o direito do Servidor, compromete seu poder de compra e o coloca na condição de trabalhador explorado". O sindicalista adianta: "Vamos consultar a categoria. O que os companheiros decidirem o Sindicato fará, tomando a dianteira dos atos e das providências".
O GuarulhosWeb questionou a assessoria de imprensa da Prefeitura sobre esta denúncia. A resposta foi enviada às 17h30. Veja a íntegra:
"Em atenção ao questionamento, a Secretaria de Administração e Modernização de Guarulhos informa que as horas extras dos motoristas com jornada de trabalho 24 por 48 horas foram creditadas nesta quinta-feira (1º), estando disponíveis para os trabalhadores na sexta-feira (2). Já as dos demais servidores municipais serão creditadas nesta terça-feira (6), e disponibilizadas na quarta-feira (7). Por fim, esclarece ainda que o Sindicado dos Trabalhadores na Administração Pública de Guarulhos (Stap) já foi informado da decisão."