Segundo o comando da corporação, desde as 6h de hoje, policiais atuariam com maior intensidade nestas regiões, que registraram várias ocorrências de homicídios e vandalismos nas últimas semanas.
De acordo com o governo, a operação não possui prazo de término e "tem como propósito aumentar a sensação de segurança da população, através da identificação e prisão de foragidos da Justiça, apreensão de drogas e armas, além do cumprimento de mandados judiciais (sobretudo, na região de Guarulhos)".
A PM informou que operação conta com mais 160 policiais, 15 viaturas, 32 motocicletas e um helicóptero na região de Parada de Taipas, na zona norte. No bairro de Santa Inês, na zona leste, o efetivo será reforçado com mais de 130 PMs, além de 20 viaturas, 20 motocicletas e um helicóptero.
Em Guarulhos, na comunidade São Rafael, a operação teve mais de 110 policiais distribuídos em 27 viaturas, 12 motocicletas, um helicóptero e três cavalos. No total, o reforço do efetivo nessas três regiões contará com mais de 400 policiais.
Desde o início do ano, ao menos 90 policiais foram assassinados no Estado. Desse total, 18 eram aposentados e três estavam em serviço. Além disso, o Estado continua a enfrentar um grande índice de violência. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, só na capital houve um crescimento de 102,82% no número de pessoas vítimas de homicídio no mês de setembro, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em todo o Estado, a alta foi de 26,71% no mesmo período.