Na quarta-feira, 7, às 9h30, ocorreu o encerramento do projeto "Reabilitação Cidadã". O curso de 24 horas, voltado para 80 gestores públicos, foi organizado pela Coordenadoria da Deficiência e Mobilidade Reduzida, e teve por finalidade a formação continuada em políticas públicas inclusivas na área das deficiências físicas e na reabilitação baseada nas comunidades. A última aula ocorreu na sede da Secretaria de Assuntos Jurídicos.
O curso foi ministrado pelos coordenadores técnicos Gínez Garcia, psicólogo e consultor na área das deficiências, e Vilma Roberto, professora e deficiente visual. Os tópicos principais das aulas foram baseados no sistema RBC (reabilitação baseada na comunidade), onde é promovida a colaboração entre dirigentes comunitários, pessoas com deficiência, suas famílias e outros cidadãos envolvidos, para proporcionar a igualdade de oportunidades a todas as pessoas.
"O importante dessa experiência é aplicar e multiplicar o que foi aprendido aqui para todas as pessoas com quem trabalhamos e convivemos. Só assim podemos fazer um trabalho eficiente em relação aos deficientes", afirmou Anita Amaral, uma das alunas e articuladora da Rede de Cuidados com as Pessoas com Deficiência da Secretaria da Saúde.
O curso foi formulado pela ONG Associação de Volta para Casa e já foi aplicado em outros municípios este ano: Guarujá, Carapicuíba e Caraguatatuba. Os recursos foram fornecidos pelo Governo Federal através da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.